quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Em todo tempo

Têm dias que o Espírito Santo resolve falar conosco de uma forma diferente, nos mostrando algo que talvez não venhamos entender a príncipio. Entretanto, tudo o que Deus faz é com um propósito, com um objetivo, mesmo que o entendimento venha algum tempo depois da direção que Ele nos deu.

Às vezes essa direção não é somente para nós, mas nos é transmitida com o propósito de compartilharmos a nossa experiência com outras pessoas. Hoje, foi um desses dias, ao fazer a minha meditação em Deus como sempre, Ele me trouxe algo através da Sua Palavra que me chamou a atenção,
falou comigo, mas pude ver também que falou com muitas pessoas que Ele enviou ao meu caminho no decorrer desta quinta-feira, 09/08/12.

Foi assim que Ele me permitiu ler o que está escrito em 2 Crônicas, capítulo 32; versículos 24 ao 33. Quero compartilhar:

" Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. Ele orou ao SENHOR, que lhe respondeu dando-lhe um sinal miraculoso. Mas Ezequias tornou-se orgulhoso, e não correspondeu à bondade com que foi tratado; por isso a ira do SENHOR veio sobre ele, sobre Judá e sobre Jerusalém. Então
Ezequias humilhou-se, reconhecendo o seu orgulho, como também o povo de Jerusalém; por isso, a ira do SENHOR não veio sobre eles no reinado de Ezequias.

Possuía Ezequias muitíssimas riquezas e glória; construiu depósitos para guardar prata, ouro, pedras preciosas, especiarias, escudos e todo tipo de objetos de valor. Também construiu armazéns para estocar trigo, vinho e azeite; fez ainda estábulos para os seus diversos rebanhos e para
as ovelhas, Construiu cidades e adquiriu muitos rebanhos, pois Deus lhe dera muitas riquezas.

Foi Ezequias que bloqueou o manancial superior da fonte de Giom e canalizou a água para a parte oeste da Cidade de Davi. Ele foi bem-sucedido em tudo o que se propôs a fazer.

( versículos 24 ao 30 )

Ezequias era Rei de Israel, um homem que tinha um peso de responsabilidade sobre sua vida, ele era a segurança do seu povo, e tudo o que fazia era visto como referência. Nós não somos diferentes, talvez não sejamos reis de nenhuma nação, mas somos governantes da nossa vida.

E Ezequias era um homem temente a Deus, porém ficou doente, e como toda pessoa que tem fé, ele pediu um sinal a Deus, que lhe respondeu com um sinal de milagre. Mas aquele rei, ao invés de se tornar mais simples diante de Deus, mais quebrantado do que sempre tinha sido; resolveu permitir
ser dominado pela soberba logo depois de ter achado o favor do SENHOR.

Quantas vezes não agimos como Ezequias, talvez não nos tornando soberbos, mas sim acomodados espiritualmente, estabelecendo uma rotina desgastante diante de Deus logo depois de alcançarmos uma vitória? Continuamos servindo a Deus, mas o nosso coração já não é mais inteiro como antes daquela
resposta que tanto queríamos. Nos deixamos vencer pelo cansaço da vida.

Porém assim como Ezequias resolveu se humilhar, e valorizar a Aliança e o amor que ele tinha para com Deus; nós também nos arrependemos e voltamos ao primeiro amor. Deus por sua vez, assim como fez com esse servo no passado, volta a nos abençoar e nos torna ainda mais vitoriosos, mais fortes,
mais corajosos, mais ousados e mais bem-sucedidos naquilo que projetamos e empreendemos.

EM TODO TEMPO, Deus não nos desampara. Ainda que venhamos errar, Ele não leva em consideração o erro momentâneo, mas valoriza quem realmente queremos ser diante da Sua Presença.

Ele nos dá a vitória, nos torna excelentes pessoas, nos torna mais sábios, mais preparados para as circunstâncias da vida.

Entretanto,como sendo o Conhecedor de Todas as Coisas, Ele nos quer ainda mais inteiros diante d'Ele e por isso, Ele permite o deserto que vem como surpresa, veja a seguir:

" Mas quando os governantes da Babilônia enviaram uma delegação para perguntar-lhe acerca do sinal miraculoso que havia ocorrido no país, DEUS O DEIXOU, PARA PROVÁ-LO E PARA SABER TUDO O QUE HAVIA EM SEU CORAÇÃO." ( vs. 31 )

O sinal, a vitória de Ezequias tinha sido tão grande, que beneficiou todo o Israel, e quando algo chama a atenção de um país, automaticamente essa notícia chega ao exterior, e no caso do Rei Ezequias, chegou até o país mais temido da época: a Babilônia.

Quando os governantes da Babilônia souberam do ocorrido, enviaram os seus embaixadores para saber o que havia de fato acontecido, saber os detalhes. Pois a Babilônia via o fortalecimento de Israel como ameaça para si e para o domínio que havia estabelecido através de suas conquistas militares.

Da mesma forma, quando recebemos uma vitória, Deus é glorificado e o mal por sua vez, não aceita isso, e envia os seus "embaixadores" chamados afronta, perseguição, calúnia, ira e tantos outros para nos intimidar.

Os embaixadores vão até Ezequias, e não vão com uma conduta amável, mas vão mostrar a que vieram. O texto nos permite compreender no versículo 31 que Ezequias temeu, Deus o permitiu ficar sozinho, ou melhor, se achar sozinho diante daqueles inimigos poderosos, para provar o seu coração, saber o que
havia dentro dele e principalmente, fazer Ezequias conhecer o que carregava no seu interior.

Deus fez isso para aperfeiçoar o seu servo, e faz isso conosco hoje. Nos permite ficar diante dos " inimigos poderosos " para que nós venhamos nos tornar ainda mais fortes, mesmo que a princípio, o medo queira se fazer presente.

Essa aparente batalha, vai fortalecer as estruturas do nosso templo espiritual, ou seja, a nossa própria estrutura. É como um diamante a ser lapidado, quando ainda está em seu estado bruto, ele é maior, porém cheio de imperfeições e sem forma. Mas quando começa o processo de lapidação, ele é moldado,
o excesso é retirado e ainda que ele se torne melhor, o seu resultado final é uma beleza superior, esplêndida e o seu valor às vezes até inestimável, tamanha a transformação.

Nós somos esses diamantes diante de Deus. Ainda que estejamos passando pelo processo de lapidação, em breve, nos tornaremos pessoas de inestimável valor. Lembrem-se sempre disso!

Que o Senhor Jesus te dê uma jornada de vitórias, e creia no que está escrito, naquilo que Deus neste momento diz a você:

" Por isso não tema, pois Estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus; Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa."

Isaías, capítulo 41; versículo 10 - Nova Versão Internacional NVI

Em Cristo Jesus,

Obr. Nícolas Cristiano, em 09/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário